Se você está aqui porque deseja saber o que são os famosos leads – este post foi feito pra você. Continue lendo!
Primeiramente, geração de leads é o processo por meio do qual as empresas adquirem informações sobre possíveis clientes para seus produtos e/ou serviços.
Esses clientes podem ter vindo de uma lista de nomes e endereços, telefones, e-mails e etc. Logo, no marketing digital, seu lead é o seu possível cliente.
Quando tratamos de estratégias para a geração de leads, queremos dizer a respeito de estratégias que devem ter utilizadas para converter esses leads em clientes.
Confira um exemplo que pode te ajudar a entender melhor: todas as vezes que um usuário preenche um formulário com seus dados para baixar algum tipo de material gratuito, ele automaticamente se torna um lead, pois suas informações serão inseridas no banco de dados de sua empresa. Essa é uma estratégia imperdível para que suas vendas disparem.
O que é um lead?
Um lead é uma pessoa que, de alguma forma, possui interesse em algum produto ou serviço da sua empresa.
Em vez de apenas abordar esses clientes por meio de estratégias pouco eficazes (como uma ligação intrusiva), a comunicação entre cliente/empresa acontece primeiramente com a ação do usuário, que se sentiu atraído pelo o que sua empresa oferece.
Se um usuário receber um e-mail da sua empresa posteriormente, perguntando como você poderia ajudá-lo a resolver um problema ou necessidade, esse processo seria muito menos intrusivo do que se você apenas entrasse em contanto sem mais nem menos, oferecendo seus produtos logo de cara para esse usuário, certo?
É a partir dessa perspectiva de negócio que sua empresa conseguirá obter esses dados dos clientes, a fim de só depois tentar ajudá-los a resolver algum problema, desenvolvendo assim uma comunicação mais aberta, para atender suas reais necessidades.
Por que a geração de leads é tão importante?
O processo de compra mudou drasticamente.
Os comerciantes e as empresas precisam encontrar novas maneiras de alcançar o público em meio a um ruído cada vez maior.
Em vez de utilizar apenas meios não muito eficazes para atingir as pessoas — como publicidade em massa — os comerciantes e as empresas devem agora se concentrar no que realmente está acontecendo ao redor do mundo e desenvolver novas estratégias para relacionamentos mais duradouros com seus clientes e futuros clientes.
Quais materiais posso oferecer na landing page?
A produção de conteúdo inicia por meio de artigos de blog, postagens em redes sociais, anúncios em diversos locais, enfim, qualquer lugar onde o seu público esteja e possa te ver. Ao entrar no seu site, você deve utilizar uma landing page (página onde o usuário fornece informações, como nome e e-mail, em troca de algo) para oferecer um material ainda mais rico e completo do que apenas aquele conteúdo inicial que o atraiu.
Como posso saber se estou tendo resultados?
Assim como qualquer estratégia de marketing, a geração de leads também pode e deve ser mensurada. Observe pelos relatórios do seu site e de ferramentas como o Google Analytics as taxas de visitantes novos, de conversão, a navegação pelo site, entre outras.
Nas campanhas de e-mail marketing que elaborar para a nutrição de leads, acompanhe como estão as taxas de abertura e de conversão. É importante que tudo seja mensurado e colocado em relatórios da melhor forma para que você faça acompanhamentos e comparações de acordo com os seus objetivos.
Se algum resultado não estiver satisfatório, é muito provável que o problema esteja na criação equivocada das personas ou no conteúdo que está sendo produzido. Apostar em testes A/B são uma ótima opção para você aferir o que gera mais conversão.
Agora que você aprendeu o que é geração de leads, não deixe aplicar na sua estratégia de marketing digital e nos contar aqui nos comentários.
Até a próxima!