Fala pessoal, como estão? É fundamental entender o público que se quer atingir para que seu conteúdo seja direcionado às pessoas certas, assim você terá mais chances de atrair seu futuro cliente.
Quando falamos em entender seu público, estamos nos referindo a conhecer o comportamento e interesse dele. É nesse momento que surgem as personas!
Elas são ferramentas extremamente úteis, e por isto, é tão importante saber como criar uma persona ideal para direcionar sua estratégia ao cliente certo.
Neste post, vamos abordar o conceito de persona e mostrar sua importância para um negócio.
O que é uma Persona?
Persona é um personagem semifictício, baseado em dados reais, que representa o cliente ideal de uma marca. Ela também é conhecida como buyer persona ou avatar.
O objetivo é criar um perfil que sintetize as principais características dos clientes para que a marca consiga criar estratégias alinhadas ao seu público e capazes de atender suas demandas.
Com o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo, o conceito se popularizou ainda mais. Hoje as personas são uma das principais ferramentas de planejamento para as marcas que centram suas estratégias no consumidor.
Mas ela não é necessariamente classificada por sexo, idade ou região, mas sim, pelos seus hábitos de consumo e preferências pessoais. Esses são dados que vão além de uma pesquisa numérica.
Depois de entender o que é persona, quais suas vantagens para seu negócio e de levantar algumas informações preliminares, você precisará se orientar pelo perfil de seu cliente típico.
Esse processo deverá ser guiado pela maioria da sua base de clientes para responder a algumas questões que vão ajudar a definir o perfil comportamental de sua persona:
Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
Que tipo de assunto ele tem interesse dentro do seu setor?
Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoal quanto profissionalmente)?
Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
Quem influencia suas decisões?
Criar e montar uma persona, ou várias personas, pode, a princípio, ser uma tarefa difícil e pouco efetiva. Mas sabendo as perguntas certas, essa etapa fica mais simples do que se imagina.
Depois, basta utilizar essas informações de uma forma produtiva para que toda ação e tomada de decisão sejam direcionadas àquele perfil.
Quando o público passa a ser representado por uma pessoa, é mais fácil entender os seus desejos, dores e necessidades e perceber como a marca pode oferecer algum valor à sua vida. Ao final das contas, as personas são um instrumento de empatia para o marketing.
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Até a próxima