Fala pessoal, tudo bem? Como já me manifestei anteriormente estou para começar a produzir um conteúdo focado em como administro minha agência, como gero minha renda, administro os braços das minhas empresas e etc.
Um dos pontos que desejo focar é em vender estratégia, essa é a forma mais eficiente de se aumentar o faturamento, fidelizar o cliente e torná-lo dependente dos nossos serviços. Vou me aprofundar nisso mais pra frente porém para trabalhar estratégias atuais de marketing digital é necessário entender alguns fundamentos e um deles é a utilização de cookies.
O que são Cookies?
A grosso modo os cookies são arquivos gerados por sites visitados e que são armazenados no computador do usuário, por meio dos navegadores. Esses arquivos contêm informações que servem para identificar o visitante. Claro que existem respostas bem mais teóricas porém nossa ideia é passar o conceito de forma objetiva e focarmos na utilização dos mesmos.
Principal utilização
Como nosso foco é traçar uma estratégia vou falar como podemos usar os Cookies. Existem inúmeras utilizações mas em nossa perspectiva quero traçar a seguinte narrativa:
Se com os Cookies consigo identificar determinado usuário logo eu posso de maneira inteligente ajustar certas processos para ele. Não entendeu? Vamos lá!
Imagine que eu tenho um site oferecendo um determinado produto, os Cookies mapearam um usuário que entrou em meu site mas não comprou, logo eu posso te ruma segunda abordagem, um desconto, algum atrativo a mais para converter esse usuário. Entenda que ele já está na jornada de compra, ele entrou em meu site, porém não comprou, desse modo preciso encontrar alguma forma de persuadir o mesmo. Imagine que estranho se em sua loja física você receba uma pessoa, converse com ela, tire dúvidas, e por qualquer motivo ela vá embora, no dia seguinte ela volta, dai você trata ela como uma estranha, como se fosse seu primeiro contato, será que você vai vender? Será no mínimo bizarro, a pessoa vai pensar, poxa, ontem nos conhecemos e ele não se lembra. Bom os Cookies te ajudam a tratar os usuários de acordo com o processo que eles estão, assim você pode fazer um remarketing, avançar ou retroceder o estágio do seu funil de venda, e dai por diante.
O que é isso?
Funil de venda, jornada de compra, remarketing, isso tudo soa abstrato? Se você apoia minha ideia de gerar esses conteúdos deixe nos comentários que eu vou passar a ensinar como utilizar essas ferramentas para gerar mais resultados para os clientes que você atende.
Vamos voltar, onde encontro e configuro essas opções em meu Web Acappella?
Primeiramente, você precisa atualizar seu software para uma versão acima da 1.5.4, com o programa atualizado vamos aos passos:
Abra algum projeto no WARC e navegue até o menu “Website Settings”
Depois, é só ativar a opção “Display an authorization to use cookies on your website”
Outra parte bem interessante é que podemos alterar o layout de como isso será exibido no menu “Display options”:
Podemos editar as cores da barra de notificação e até o layout que queremos usar, veja:
Layout 1:
Layout 2:
Layout 3:
Muito interessante essas opções nativas do Web Acappella Responsivo, mas, vocês devem estar se perguntando como alterar o texto que é exibido?
Vamos aos passos, acesse o menu de traduções de mensagens, como mostra a imagem:
Irá abrir esse painel:
Clique em “Filtering messages by theme” e em seguida clique em “Cookie banner”, então, altere a mensagem da forma que achar melhor.
Depois de realizar todas essas alterações é só salvar e publicar seu site, bacana né?
Fico aguardando o Feedback se vocês querem que eu realmente me engaje em gerar mais conteúdo para vocês.
Forte abraço e até o próximo!
Boas Vinicius, meu site é pessoal, devo colocar este alerta de Cookies ?
Sim meu amigo precisa. Abraços